sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Falando aos Jovens (34)


Numa partida de futebol o técnico conta sempre com um firme esquema de defesa e de ataque. No meio do campo ficam os elos de ligação, importantes também para o bom desempenho e desfecho dapartida.
Em nossa vida pessoal elaboramos, inconscientemente, esquema semelhante.
Os bons técnicos são os pais, cuidadosos e preocupados com o bom andamento
da família, na esfera escolar, profissional, pessoal... Eles fornecem orientação, esquematizam a ação do grupo e dispõem os membros participantes na posição que consideram mais conveniente, mais
produtiva.
Sabemos que há controvérsias, reclamações e até mesmo insubordinação
de alguns garotões que não aceitam as regras do jogo doméstico e se revoltam contra as determinações que vêm dos pais.
Esses, como bons técnicos, devem ser firmes nas decisões, não dando margem a questionamentos vazios, desprovidos de motivo claro e justo. São eles os responsáveis pelo êxito ou fracasso da equipe doméstica e, se não podem ser demitidos por Deus, terão que prestar contas mais tarde pela tarefa que se determinaram a cumprir.
Não há, no seio familiar, posição de superioridade ou inferioridade.
Há, sim, posições de maior ou menor responsabilidade, posto que as crianças não podem executar tarefas de adultos. Se elas ainda não se encontram aptas para trabalhos mais consistentes também não podem pretender o comando da equipe. Não podem bater o pé e sair esbravejando, ditando normas como se fossem as maiorais, fato que assistimos com freqüência em lares que visitamos com a intenção de auxiliar.
A defesa do lar fica a cargo da oração, dos pensamentos benévolos que os pais emitem em favor da paz e do bom relacionamento entre os moradores.
O ataque deve ser desferido contra o mau comportamento, os vícios que estarão se enraizando se não forem cortados de imediato. Dizem que a melhor defesa é o ataque e até certo ponto concordamos, pois atacar os defeitos e as más tendências é uma forma de defender o lar contra o assédio do mal, contra a tentação do dinheiro fácil conquistado por meio de expedientes escusos, contra o relacionamento conflituoso e agressivo que pode conduzir à desagregação da família.
O ataque, na equipe familiar, não recomenda agressões físicas
nem verbais, mas pede orientação firme, calma, segura e amorosa.
Só o amor pode ajudar na construção de uma personalidade sadia,
ajustada, dentro dos limites aceitáveis da boa convivência.
No meio do campo, isto é, dentro do reduto familiar existem
outros colaboradores que podem intermediar uma situação difícil,
colocando panos quentes aqui, dando um conselho oportuno ali.
São os avós experientes, que já atravessaram as tormentas da vida
e têm muito a oferecer em termos de afeto e de bom senso.
No mais, assim como no futebol só vence o time que for melhor marcador, na vida de todos nós precisamos acertar o tiro de meta para conquistar uma vitória justa e merecida.
Que na vida de todos não faltem os gols marcados contra a preguiça, o desalento e as tendências ruins. Que sejam todos vencedores nesse formidável campeonato que é a existência terrena.
Um abração!

Luiz Sérgio - 04/10/2005
Médium: Elsa Candida Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário