quarta-feira, 16 de março de 2011

amizade

Um amigo leal
Hoje vamos refletir no valor da amizade
 – a amizade verdadeira, que inclui camaradagem, companheirismo e lealdade.



Lealdade? Será que vocês conhecem o real significado dessa palavra?
Vamos trocar em miúdos: ser leal aos próprios valores é não fazer uma coisa que sabemos ser incorreta, só porque a galera deseja. Ser leal ao amigo é não revelar aos outros suas fraquezas secretas, aquelas que o deixam inferiorizado, com ou sem motivo aparente. O amigo leal não faz gozações desastrosas sobre anomalias físicas, nem dá alfinetadas exatamente no ponto fraco do outro.
Lealdade implica também em não cobiçar o seu parceiro ou parceira, por mais que sinta uma atração fatal. É preciso resistir ao impulso de se apropriar do que pertence ao outro. Com o tempo, quem sabe, aquele ou aquela garota não desviará o olhar em sua direção?
Na adolescência tudo é possível, pois o encantamento e os amores costumam ser passageiros, tão rápidos como as barulhentas chuvas de verão. A alma, nesse período, está ensaiando os primeiros passos no caminho de um sentimento duradouro, permanente. Percebemos uma certa melancolia nos jovens, nesse momento transitório de estruturação da personalidade!

“Aquele” amigo de quem temos falado não tem esse problema, pois continua a se relacionar com a mesma loirinha, sem maiores ansiedades. O dever com os estudos e a pratica saudável dos esportes estão em primeiro plano, no seu belo projeto de vida.

Aquela carraspana (bebedeira) que relatamos foi uma escorregadela em seu caminho. A intervenção dos pais foi ótima, embora saibamos que nessa idade ninguém quer saber dos palpites dos “coroas”. Pois deviam; quem viveu mais aprendeu mais, e os pais têm cobertura espiritual muito forte quando se trata da assistência aos filhos.

Finalizamos lembrando que camaradagem e companheirismo não implicam em se tornar uma “maria-vai-com-as-outras”. Personalidade própria, meus camaradas! Se o colega insiste em cair num buraco, não sejam tolos em seguir atrás. Ajudem o amigo, oferecendo-lhe a mão para que não se machuque muito na queda, mas não caiam junto.

Ah, não se esqueçam da oração. Rezar não é careta como alguns supõem. A oração renova as energias e levanta o astral de homens e mulheres, meninos e meninas...

Experimentem e comprovem!

Até a próxima.

Falando aos Jovens – Luiz Sérgio –
Elsa Candida Ferreira

Um comentário:

  1. Meu amigo ADOREIIIIIIIII ..... Obrigada vc realmente é especial hj e sempre

    ResponderExcluir