terça-feira, 4 de outubro de 2011

Kardec X Sankya

O Evangelho Segundo o Espiritismo
Por ALLAN KARDEC
 tradução de José Herculano Pires
V – Cuidar do Corpo e do Espírito
GEORGES
Espírito Protetor, Paris, 1863

11 – Consistirá a perfeição espiritual na maceração do corpo?
Para resolver esta questão, apóio-me em princípios elementares, e começo por demonstrar a necessidade de cuidar do corpo, que, segundo as alternativas de saúde e doença, influi sobre a alma de maneira muito importante, pois temos de considerá-la como prisioneira na carne. Para que esta prisioneira possa viver, movimentar-se, e até mesmo conceber a ilusão da liberdade, o corpo deve estar são, disposto e vigoroso

Amai, pois, a vossa alma, mas cuidai também do corpo, instrumento da alma; desconhecer as necessidades que lhe são peculiares por força da própria natureza, é desconhecer as leis de Deus. Não o castigueis pelas faltas que o vosso livre arbítrio o fez cometer, e pelas quais ele é tão responsável como o cavalo mal dirigido o é, pelos acidentes que causa.

Sereis por acaso mais perfeitos, se, martirizando o corpo, não vos tornardes menos egoístas, menos orgulhosos e mais caridosos?
Não, a perfeição não está nisso, mas inteiramente nas reformas a que submeterdes o vosso Espírito.
Dobrai-o, subjugai-o, humilhai-o, mortificai-o: é esse o meio de o tornar mais dócil à vontade de Deus, e o único que conduz à perfeição.



6) ásana
Esta é a parte mais conhecida e característica do Yôga para o público leigo.
Não é ginástica e não tem nada a ver com Educação Física. São os procedimentos orgânicos que produzem efeitos extraordinários em termos de boa forma, flexibilidade, musculatura, equilíbrio de peso e saúde em geral. Para aproveitar ao máximo seu potencial, os ásanas devem ser precedidos pelos kriyás, pránáyámas, etc. Aplicamos milhares de ásanas, dos quais, mais de 2.000 fotos constam do livro Tratado de Yôga. Os efeitos dos ásanas começam a se manifestar a partir do yôganidrá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário