terça-feira, 30 de março de 2010

Respire Fundo!

Entretanto, as praticas das técnicas de pranayama não são triviais, e Kason (2000) menciona circunstancias aonde as técnicas do pranayama podem perturbar o equilibrio do corpo. A possibilidade de efeitos adversos do uso destas tecnicas não deve ser substimado. Estas cautelas estão também na literatura tradicional Hindu, como ilustrado no seguinte trecho do Yoga Sutras de Patanjali:

"A real conquista do Pranayama está diretamente relacionada com a atividade física e mental do nossa vida diária. Somente quando o perfeito dominio é conquistado na vida mundana é que nós podemos esperar gerenciar a parada da respiração e pulsação do corpo. Este processo é sempre perigoso para iniciantes sem o controle da respiração. Tentar o controle da respiração sem ter um controle pela rotina diária e sua reação sobre os outros processos existentes no corpo podem causar perigosos desequilibrios em sua constituição. Qualquer experimento com a respíração resulta na estimulação dos centros de energia no plano eterico.

Quando o corpo físico e emocional não for suficientemente purificado estes desequilíbrios causam tempestades na atividade emocional do indivíduo. Isto resulta em uma grande tensão nos nervos e no sistema vascular. causando uma parcial ou total ruína do corpo físico pela paralisia, insanidade ou serenidade da mente pode ser causado por tentar iniciar um pranayama com o controle do folego antes de conquistar os controle de suas outras atividades.

Uma forma pratica de exercitar o Pranayama deve ser sempre bem discriminatória, pois o aumento é facil mas a abstinência e desconfortante para os iniciantes. Existem vários métodos de Puraka, Kumbhaka e Rechaka descritos por diversos professores e prescrita como o nome de 'respiração esotérica' o presente autor não se responsabiliza por qualquer atividade sem o acompanhamento de um profissional da area e um medico responsável."

Nenhum comentário:

Postar um comentário