terça-feira, 23 de novembro de 2010

REENCARNAÇÃO





A REENCARNAÇÃO

  CORPOS DO HOMEM

 E PLANOS DO UNIVERSO

   MESTRE DEROSE





No plano mental, nossa permanência é pequena, até porque nossa
espécie não está plenamente desenvolvida mentalmente. Além do
mais, a personalidade só dispõe de quatro subplanos no plano mental.
Os três subplanos seguintes pertencem à individualidade. Consumindo
toda a matéria mental concreta de que é formado, esse veículo se
dissolve. Com isso, acabou o quaternário inferior, acabou a
personalidade. Restou a Tríade Superior, a individualidade. Essa,
então, se ainda não evoluiu o suficiente para libertar-se da roda do
samsára (as reencarnações), precisará construir outra personalidade
para prosseguir no seu processo de evolução.
O que chamamos psiquismo é a fusão do emocional com o mental inferior.
Os dois têm tanta afinidade para constituir um organismo uno, que os
gregos denominaram psiquê a esse amálgama e os hindus o chamam
kámamanas. Ora, káma é o emocional e manas é o mental inferior.
Corresponde exatamente ao conceito grego de psykhé. Por isso a
psicologia e a psicanálise restringem-se ao estudo e, eventualmente,
ao tratamento da interação emocional/mental inferior.
Outra comparação interessante é com o espiritismo. Para essa
doutrina, perispírito é o conjunto do corpo energético, corpo
emocional e mental inferior. Espírito é a Tríade Superior.
Para as escolas de pensamento chamadas Cristãs, das quais o
catolicismo é a principal, a divisão limita-se a corpo e alma. Alma (em
latim, ānima) é o que anima a matéria bruta, o corpo físico denso.
A mais completa é a análise feita pelo hinduísmo. Aqui, mencionamos
o Vêdánta por ser a menos complexa. No entanto, cumpre recordar
que nossa tradição não é Vêdánta e sim Sámkhya. Acontece que o
estudo dos princípios do Homem e sua relação com o Universo no
Sámkhya é bem mais complicada. Portanto, deixo que o leitor estude
essa estrutura no livro de um dos meus mais queridos e dedicados
discípulos, Mestre Sérgio Santos. O nome da obra é Yôga, Sámkhya e
Tantra. Ele explicou tão bem o Sámkhya nesse livro que não vale a
pena desenvolvermos aqui outra explanação.

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